O Encontro Sesc de Ilustração está em sua segunda edição e traz espetáculos, oficinas e palestras. De 4 a 28 de outubro no Sesc Arsenal. Mais informações (65)3616-6903.
Apresentações
Espetáculo ZIG ZAG – com Ivan Zigg – AGENDAMENTO ESCOLAR

ZigZag é uma bem humorada apresentação de música, poesia, histórias e ilustrações feitas na hora. Especialista no contato com o público leitor, Zigg nos convida a um olhar criativo sobre o mundo. Entretenimento cultural de impacto e para todas as idades.
10/10 – apresentação 09h e 15h
11/10 – apresentação 09h e 15h
Local de realização: Teatro do Sesc Arsenal

Narrações e Mediação de Histórias – com Vinícius Rangel – Público escolar

Mediação de Leitura para público escolar, com práticas de contato com o livro (texto, autor, ilustração), contação de histórias e a leitura do livro com foco especial no suporte à palavra escrita por meio da ilustração. Serão utilizados livros ilustrados por ilustradores conhecidos como Ivan zig, Illan Brenman, Renato Moriconi, Eva Furnari, Angela Lago e outros. Vinicius Rangel é ator e diretor teatral, Contador de Histórias Formado em Comunicação Social (UFMT) e Artes Cênicas. É fundador da Cia Trupe do Rei e realiza projetos como Contador de Histórias e montagens para o Teatro Infantil. Lançou em 2016 o Livro “Os Cinco Dedos de João”.
10/10 – 08h às 09h e 10h às 11h
11/10 – 08h às 09h e 10h às 11h

Espetáculo “EXPEDIÇÃO PACÍFICO”

O mais novo espetáculo da Cia Truks, o grupo trata de fazer, da grande Ilha de lixo que cresce a cada dia em algum ponto do Oceano Pacífico, cuja extensão já é maior do que vários estados do Brasil juntos, uma sutil alegoria de situações da cidade de São Paulo. Na Grande Ilha de Lixo do Pacífico é que vão parar toda a sorte de detritos e rejeitos da nossa humanidade. Pois bem, conduzindo uma carroça de lixo repleta de descartes, vemos, nas figuras de dois “carroceiros”, gente tão simples e humilde, o ser humano marginalizado pela sociedade, tratado à deriva pelos asfaltos, tal como o lixo que navega pelo oceano. Neste espetáculo, no entanto, os tratamos como verdadeiros poetas.
12/10 – 19H
Local: Teatro Sesc Arsenal (Retirar ingresso com 1 hora de antecedência)

PALESTRAS
“Encontro com ilustrador” – Fernando Vilela (SP) AGENDAMENTO ESCOLAR

Fernando Vilela é artista plástico, designer, educador, estará realizando uma conversa informal com alunos do ensino médio sobre o processo de criação do livro Lampião e Lancelote. Nesta palestra Fernando Vilela abre o processo de criação deste seu premiado livro, mostrando a concepção do texto como das ilustrações e compartilhando suas pesquisas sobre arte medieval, cordel brasileiro, xilogravura popular, que desenvolveu durante cinco anos. Vilela expõe para o público os caminhos da construção da arquitetura do livro, das ilustrações e da relação do texto e imagem, ampliando a possibilidade de leitura e compreensão do livro ilustrado como obra literária e artística. Neste encontro também serão apresentados os desdobramentos da linguagem gráfica e da narrativa em outros trabalhos de arte e literatura deste artista.

Dia 04/10 – Em uma escola (não será no Sesc)

OFICINAS
1 –  Construindo um Livro Ilustrativo com Fernando Vivela

O livro ilustrado é um território de encontro da literatura com as artes visuais. Este curso tem como intenção uma investigação sobre a criação de um livro ilustrado desde a ideia, os esboços iniciais até a concretização do projeto. Serão aulas práticas e teóricas e até o final da oficina cada participante irá trabalhar na criação de uma narrativa ilustrada. Serão abordados temas como a possíveis relações entre texto e imagem, os gêneros do livro ilustrado, as estruturas da construção de uma narrativa ilustrada.
Dentre os livros escritos e ilustrados por Fernando Vilela estão Lampião e Lancelote (Cosac Naify, 2006), A Toalha Vermelha (Brinque Book, 2007), Le Chemin (Autrement, 2006, França), Comilança (DCL, 2008) e Seringal (Scipione, 2010).
Inscrição: https://goo.gl/forms/lbIJ3YkvC5g4BYT92
De 03 a 06/10 das 19h às 22h
Perfil dos alunos: Escritores/ Professores/ Bibliotecários/ Alunos de Literatura e Pedagogia / Artes Visuais, publico interessado no geral.
Valor: 02 Litros de Leite UHT – A inscrição só será validada mediante entrega de 02 litros de Leite UHT na administração do Sesc Arsenal.

Oficinas para agendamento escolar.
TEMA: “Desenhando o Texto” com Marcelo Velasco e Silva e Carlos Gattas “Carlão dos Bonecos”.

Como criar um desenho para ilustrar um texto? Esse é o desafio da oficina que a partir de um texto escrito e encenado por meio do teatro de bonecos, busca estimular representação gráfica de uma Cena. São linguagens diferentes que se complementam na busca de um produto gráfico: a ilustração. O desenho é fito com a técnica do lápis de cor e aquarela sobre papel.

Marcelo Velasco – Nasceu em Cuiabá, no ano de 1963. Artista visual e arte educador. Iniciou como artista, em 1978, incentivado por, dentre outros, Aline Figueiredo e Humberto Espíndola. Graduado em Educação Artística na Universidade de Brasília (1985), Mestre em Linguagens na Universidade Federal de Mato Grosso (2006) e doutorando no programa de Estudos de Cultura Contemporânea – ECCO / UFMT. Realizou individuais e participou de diversas exposições coletivas. Atualmente professor de Arte no Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT. Trabalha com ilustrações publicadas em livros, cartilhas, capas, revistas e cartazes.

Carlão dos Bonecos (Carlos Gattas Pessoa) -Nascido em Corumbá – MT (20 de Dezembro de 1958), como bonequeiro criou personagens que marcaram época como: “Zé Bolo Flor” – Primeiro boneco Gigante de Mato Grosso, “Ema Jorilda” – primeira mascote da Corrida de Reis, “Sineiro o Guardião ecológico” – Símbolo do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães quando de sua implantação. Criou, produziu, dirigiu e atuou em mais de 28 peças de bonecos com destaque para “Vó Guilé”, “Tião cabeça dura” “Bons Companheiros” e “Menino Órfão e Menino Rei” e como ator atua há 04 anos na “Paixão de Cristo”, grande produção teatral do Estado de Mato Grosso. Desenvolveu campanhas para empresas de grande porte como “FURNAS – Centrais Elétricas”, “GASOCIDENTE”, “SEMA” e “Secretaria de Saúde de Mato Grosso”. Participou do movimento teatral como presidente da “AMTTB” – Associação Mato-grossense de Teatro de Bonecos por três mandatos consecutivos, como tesoureiro da “FEMATA” – Federação Mato-Grossense de Teatro Amador como Jurado de mostras teatrais e de Bancas do “SATED” – Sindicato dos Artistas Trabalhadores em Espetáculos de Diversão de Mato Grosso.
10/10 – 08h às 09h e 10h às 11h
11/10 – 08h às 09h e 10h às 11h

Oficina Bololofos – Criação e Costura (SP)

O ateliê Bololofos acredita no imenso potencial criativo das crianças. Somos um instrumento que transforma essa criatividade em ferramenta poderosa de autoestima e capacidade de realização. Valorizamos a beleza da estética infantil e suas características. Nossa matéria-prima é o desenho da criança, que se transforma em algo real, tangível, concreto. Fazemos estudos, pesquisas e levantamos características específicas da linguagem gráfica infantil para estimular ainda mais a expressão artística da criança. A partir daí, damos protagonismo a ela. E chegamos a resultados incríveis.

Nessa oficina as crianças são convidadas a criar um boneco de pelúcia a partir de um personagem da literatura. O boneco pode ser inspirado em uma obra já lida pela criança ou ela pode escolher alguns dos livros que disponibilizamos para a atividade. Kátia Canton, Nadia Fink e Eva Furnari são alguns dos autores sugeridos como referência. A criança participa de todo o processo de criação: desenho no papel e no tecido costura, enchimento e finalização.
Inscrição: https://goo.gl/forms/dswSTc9JnFYKiwXV2

Data – Publico escolar
26/10 – 14h às 17h
27/10 – 14h às 17h
28/10 – 14h às 17h

Público espontâneo
26/10 – 18h às 21h
27/10 – 18h às 21h
28/10 – 18h às 21h
12 vagas por turmas (Crianças somente com acompanhantes – A partir de 4 anos)

Sessão de cinema para mães, pais e bebêsCriação e Costura Oficina Bololofos no Sesc
error: Conteúdo sem permissão para copiar. Desculpe!