Dez anos se passaram desde aquela primeira ideia, desejo ou sonho, de construir uma nova possibilidade de transformar a realidade da arte nos estados que compõem o que identificamos como território amazônico. Hoje, o Sesc Amazônia das Artes se solidifica e se fortalece, se armando como um dos principais programas de circulação da produção artística brasileira, contribuindo assim para a desconstrução de fronteiras geográficas e culturais justamente por criar outros fluxos, centralidades, ou corredores culturais que desmistificam as ideias pré-concebidas sobre o que conhecemos como eixo cultura.

08 a 20 de agosto na unidade Sesc Arsenal em Cuiabá, Mato Grosso.
Entrada Gratuita*

*Os ingressos são retirados uma hora antes do espetáculo

Dia 08 de agosto, às 20:00
Local: Jardim Sesc Arsenal
Classificação: Livre
Linguagem: Dança
Esses Pessoas – Diamond Crew (MT)

Quando se pensa em Danças Urbanas ou “Street Dance”, se visualiza: anarquias periféricas; rostos cheios de marra, carrancudos; opressão social e etc. O Diamond Crew vem a mostrar com o espetáculo “Esses Pessoa” o pesquisar como exercício, bem como a necessidade de demonstrar a sociedade que as danças urbanas não são diminutas a outras representações artísticas no que se diz ao fazer artístico. Tomamos de empréstimo uma fração biográfica de um mestre da literatura. Fernando Antônio Nogueira Pessoa. Ou Fernando Pessoa e mais conhecido por “Pessoa”. Singular e complexo. Para fugir as repressões e retaliações presentes não só em sua época, mas também ter um maior trânsito por temas diversos em suas obras encontraram na multiplicidade dos heterônimos a saída para tal.

Dia 09 de agosto, às 19:00
Local: Jardim Sesc Arsenal
Classificação: Livre
Linguagem: Literatura
Nina Brincadeira de Menina – Ester Sá (PA)
Nina Brincadeira de Menina é uma narrativa concebida a partir de histórias de vida e arte da artista popular e artesã Nina Abreu, de Abaetetuba/PA, hoje com 81 anos de idade. Nina é um dos nomes significativos entre os artesãos do brinquedo de Miriti, brinquedo tradicional feito da bucha natural proveniente da árvore do Buriti, produzidos por artesãos de Abaetetuba e vendidos em Belém durante a comemoração das festividades do Círio de Nazaré. Nina, considerada cidadã ilustre de Abaetetuba/PA, construiu sua história ligada a arte popular, a artesania do brinquedo além de manter em toda a sua vida relação sempre agregadora com as crianças e jovens de sua cidade.

Dia 10 de agosto, às 20:00
Local: Teatro Sesc Arsenal
Classificação: Livre
Linguagem: Música
Sons de Beira – Bira Lourenço (RO)
Sons de Beira é um espetáculo musical percussivo construído através dos resultados de pesquisas sonoras realizadas nas vivências em ambientes derradeiros. Apresenta um conjunto de timbres e ritmos do cotidiano Amazônico pela manipulação de objetos e instrumentos diversos, construindo paisagens sonoras que estimulam sensações peculiares a esse universo e o resgate de memórias auditivas de beiras de rios com seus mitos, lendas, causos, afazeres.

Dia 11 de agosto, às 20:00
Local: Jardim Sesc Arsenal
Classificação: Livre
Linguagem: Teatro
Conversas de Botas e Batidas – Cia Vostraz de Teatro (MT)
O espetáculo é uma livre criação poética e musical que estimula e incentiva a preservação e a divulgação da memória do manifesto cultural mato-grossense e brasileiro. Do siriri a capoeira, do cururu a dança do coco, das emboladas de rimas as entoadas, do boi a serra ao boi luzeiro, de Mestre Seu Caetano a Mestre Salustiano, do Centro Oeste ao Nordeste brasileiro. Conversa de Botas e Batidas promove o encontro entre o ator/contador e plateia através do folclore, religiosidade e identidades culturais brasileiras, que consolidam um significante legado da cultura popular e de seus mestres.

Dia 12 de agosto, às 20:00
Local: Teatro Sesc Arsenal
Classificação: Livre
Linguagem: Música
Três Matutos e Um Arigó (TO)
3 Matutos e 1Arigó é um projeto de música instrumental que tem por objetivo a expressão musical do Norte e Nordeste aliada ao jazz, ao unir ritmos populares como forró, baião, maxixe, xote com a linguagem do jazz, o grupo conseguiu conquistar o público e crescer na cena instrumental dentro e fora do Tocantins, de uma forma alegre e criativa bem característica destas regiões brasileiras. O grupo conta com quatro integrantes: Ceará (baixo), Michel (guitarra), Samuel (bateria) e Tarcísio (teclado). Sem grandes pretensões, o grupo começou a se apresentar em algumas casas de shows e eventos em Palmas e percebeu o potencial de seu trabalho, o grupo prova que é possível fazer música popular de qualidade e conquistar um público que inicialmente não se imaginaria ouvindo instrumental.

Dia 13 de agosto, às 20:00
Local: Teatro Sesc Arsenal
Classificação: Livre
Linguagem: Circo
Se Deixar, Ela Canta – Cia Canganpé (AP)
Uma das mais belas e talentosas cantoras de todos os tempos, dona de uma brilhante e encantadora voz, ela não é Maysa, nem Beyoncé, nem Amy Winehouse, ela não é Patrícia Bastos, muito menos Joelma Calypso, ela é nada mais, nada menos do que: Perualda, a maior estrela da música amapaense (segundo ela mesma) e, nesta noite apresentará o show mais importante de sua carreira. Porém, seus assistentes, os palhaços Chimbinha e Mulambo parecem não estar tão certos assim do enorme talento de Perualda, e, já cansados de ouvir sua voz desanada e a extrema falta de simpatia da pseudo estela, tentam o que podem para atrapalhar. Pois convencida do seu talento “Se deixar, ela canta” o que seria um belíssimo espetáculo, acaba se transformando em uma divertida grande confusão!

Dia 16 de agosto, às 20:00
Local: Teatro do Sesc Arsenal
Classificação: Livre Linguagem: Literatura
Romances D’amores Além-Mar Nos Sertões De Dentro – Vagner Ribeiro e o Valor de Pi (PI)
“Romance d’amores além-mar nos sertões de dentro”, com Vagner Ribeiro e Valor de Pi (PI), traz como roteiro as andanças de um poeta que vende folhetos de cordel em feira, onde recita e narra histórias fantásticas de amor, sabedoria popular, filosofia de caboclos e profecias de um mundo de paz através dos livros de cordel.

Canção Mamãe Passarinho ao Ninho InfantilBolo de Cenoura para as crianças
error: Conteúdo sem permissão para copiar. Desculpe!